A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO NA MEDICINA DENTÁRIA
Conhecemos bem a importância da prevenção na maioria das doenças que afetam o organismo. Do check up clínico e das análises de rotina, do planeamento familiar e da vacinação em dia, da alimentação saudável e da prática de exercício físico. Reconhecemos e bem, a necessidade de vigiar os níveis de glicose, a tensão arterial e o colesterol. Estes são procedimentos básicos que já mantemos na nossa rotina por forma a controlar a nossa saúde e o nosso bem estar.
Também na medicina dentária, a manutenção e vigilância da saúde oral devem ser regulares.
O tratamento de uma cárie dentária numa fase inicial evita o seu desenvolvimento e a realização de tratamentos mais invasivos.
A deteção atempada de lesões neoplásicas da cavidade oral, lesões cancerígenas, pode ser determinante para a obtenção de um prognóstico favorável.
O controlo da doença periodontal é fundamental na manutenção da saúde gengival e dos tecidos de suporte dentário.
Devemos manter uma boa alimentação com consumo reduzido de açúcares, uma higiene oral eficaz, com a escovagem dos dentes e língua pelo menos 2 vezes ao dia e visitas regulares ao médico dentista, em regra a cada 6 meses, dependendo das suas necessidades. Na sua consulta de rotina, exponha as suas dúvidas e preocupações, não hesite em questionar se não entender o procedimento e atue de acordo com o aconselhado.
Como nota final recomendamos que mantenha o seu sorriso bonito. Por dentro e por fora!
Esperamos por si.