Outubro Rosa Mês de Prevenção do Cancro da Mama
A Fisioterapia no cancro da mama
O movimento Pink October/Outubro Cor de Rosa surgiu nos EUA em 1990 para sensibilizar a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce do cancro da mama e incentivar a investigação nesta área.
Em Portugal são diagnosticados 7000 casos novos de cancro de mama por ano; 1800 mulheres morreram devido a este cancro e 1 em cada 100 casos de cancro de mama
desenvolve-se no homem.
A mortalidade tem vindo a descer com o diagnóstico precoce e os diferentes tipos de tratamento. A fisioterapia desempenha um papel importante no tratamento do cancro da mama, sobretudo nestas quatro áreas:
- Gestão da dor: com a mastectomia pode haver sensação de rigidez, dormência e da pele repuxada na área operada e na área circundante - a massagem e a mobilização são técnicas que podem ser aplicadas para ajudar a reduzir estas queixas.
- Optimização do movimento: pode haver dificuldade na mobilidade do braço do lado da mastectomia - a mobilização e o exercício terapêutico são essenciais para aumentar a amplitude de movimento e a força muscular.
- Prevenção ou Gestão de linfedema: com a remoção de gânglios linfáticos há uma alteração no fluxo da linfa nessa zona e pode resultar um edema do membro superior do lado da mastectomia - a drenagem linfática ajuda a regularizar o funcionamento do sistema linfático.
- Adaptação à prótese mamária: a colocação da prótese mamária implica mais uma cirurgia - a fisioterapia é importante na preparação dos tecidos para a cirurgia através do exercício terapêutico e massagem; e no seguimento da cirurgia a fisioterapia é fundamental para a reeducação do movimento do braço do lado da prótese e a prevenção de aderências através de técnicas como a massagem e a mobilização.
Liga contra o cancro, “Outubro Rosa <mês de prevenção do cancro da mama>”
https://www.ligacontracancro.pt/outubrosa/ acesso em 15/10/2022
Sentir Saúde, “O papel do fisioterapeuta no cancro da mama”, 27/11/2019, FT Rita
Rodrigues, https://www.sentirsaude.pt/o-papel-do-fisoterapeuta-no-cancro-da-mama/
acesso em 15/10/2022