Encontro entre o Ministro da Saúde e a Liga dos Bombeiros Portugueses
O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, recebeu a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP), representada pelo seu Presidente do Conselho Executivo, Antonio Nunes, onde foi possível transmitir a preocupação dos Bombeiros portugueses pela atual situação das urgências hospitalares.
Os Corpos de Bombeiros vêem-se obrigados a proceder a uma gestão de crise dos meios de transporte de doentes urgentes, pelo que não podem vir a ser responsabilizados por situações de atraso de ambulâncias ou outras que resultem da situação de suspensão de serviços de urgência.
A LBP reconhece o clima de diálogo com o Ministro da Saúde, tendo feito algumas sugestões que podem contribuir para a minimizarão de eventuais impactos negativos nas atividades levadas a efeito pelos Bombeiros, em particular numa situação de exceção.
A LBP sublinhou, também, a indispensabilidade de se proceder a uma nova ronda de negociações sobre os valores pagos às Associações Humanitárias de Bombeiros pelo transporte de doentes não urgentes, face ao aumento dos preços de combustível e outros custos de contexto.