Técnicas e estratégias da Fisioterapia no cancro da mama
Fisioterapia nos Bombeiros de Parede
Outubro Rosa | mês de prevenção do cancro da mama
As técnicas e estratégias de intervenção da Fisioterapia, nos tratamentos pós-cirúrgicos do cancro da mama são:
· a Pressoterapia - terapia mecânica que através de uma manga insuflável de compressão intermitente faz uma pressão no membro superior, promovendo a drenagem linfática do mesmo.
· a Drenagem linfática - terapia manual especializada que visa estimular de forma progressiva a drenagem do linfa (líquido que acumula no membro do lado operado - linfedema - e que provoca inchaço do membro, limitação da função e dor).
· a Mobilização articular ativa e passiva - técnicas manuais (com ou sem intervenção direta do Fisioterapeuta) para aumentar a amplitude articular e a qualidade do movimento e função da área a tratar.
· o Ensino de exercícios de manutenção - ensino de movimentos que possam ser realizados em casa e que visam manter os ganhos feitos na fisioterapia.
· a Massagem - técnica manual feita na cicatriz para reduzir e prevenir aderências e fibroses; também pode ser aplicada a nível da cervical e ombros para reduzir as tensões musculares acumuladas durante o processo de intervenção cirúrgica e de tratamento; a massagem com mobilização da prótese mamária promove a adaptação à prótese e evita aderências.