SÍndrome de Túnel Cárpico
O SÍndrome de Túnel Cárpico
O túnel Cárpico é um túnel anatómico que se encontra entre o pulso e a palma das mãos, formado por ossos e ligamentos e por ele passam nove tendões e nervos responsáveis pelo movimento dos dedos e pela força da mão. Um dos principais nervos da mão que passa neste túnel é o nervo mediano.
Os Sintomas do Síndrome de túnel cárpico
Quando há compressão crónica do nervo mediano pode haver sintomas de dormência, sensação de inchaço, formigueiro, queimadura e/ou dor - que passam temporariamente sacudindo a mão - e falta de força, chegando a deixar cair coisas.
As queixas de inchaço, dormência, formigueiro e dor afetam sobretudo os dedos polegar, o indicador o médio e parte do dedo anelar.
Estes sintomas podem ser piores durante a noite, perturbando o sono, e ao acordar - o calor da cama e falta de movimento nesta altura promove a inflamação e aumenta os sintomas.
Em casos mais graves pode ocorrer mesmo atrofia dos músculos da base do polegar.
As causas e os fatores de risco do Síndrome de túnel cárpico
- Normalmente está associado a movimentos repetidos ao longo de muito tempo.
- Pode ser desencadeado por acidentes que provoquem luxações ósseas e fraturas do pulso e/ou mão.
- Doenças crónicas como a artrite, o hipotiroidismo, diabetes e insuficiência renal podem também estar na origem deste síndrome.
- É Comum no sexo feminino entre os 35 e 60 anos de idade, principalmente em fases da vida com mudanças hormonais (gravidez, menopausa) propícias a retenção de líquidos e inchaço.
O Diagnóstico Médico no Síndrome de Túnel Cárpico
A avaliação médica pode incluir para além da realização de exames físicos e a entrevista na consulta, a realização de exames mais pormenorizados como radiografia, ecografia, eletromiografia (exame de avaliação da condução nervosa).
O Tratamento do Síndrome de Túnel Cárpico
Quando as queixas são muito incomodativas, a medicação anti-inflamatória ajuda a reduzir a inflamação e a dor, pode ser medicação oral ou infiltrações com corticoides.
Quando o síndrome está bastante avançado, a cirurgia é a opção mais eficaz para alargar o túnel.
Antes de optar pela cirurgia aconselha-se;
- Mudar a atividade repetitiva na origem das queixas ou criar maiores momentos de pausa na atividade;
- Manter o pulso numa posição neutra, o uso de uma tala pode ajudar;
- Aplicar de compressas fria/gelo;
- Fazer alongamentos regulares da mão e antebraço evitam a progressão do estreitamento do túnel;
- Fazer fisioterapia.
A Fisioterapia no Síndrome de Túnel Cárpico
Os objetivos da Fisioterapia no síndrome do túnel cárpico é desinflamar a zona e reduzir os sintomas que perturbam o utente e a sua função.
Na fisioterapia podem ser usados aparelhos analgésicos e anti-inflamatórios como o ultra-som, a eletroestimulação e o laser. A massagem ajuda a relaxar os músculos dessa zona.
Os alongamentos passivos e ativos, assim como os exercícios de mobilidade são muito importantes para promover maior flexibilidade e espaço a esta zona.
Em caso de cirurgia, a fisioterapia pode ser realizada também, geralmente 14 dias depois, ou seja, depois de se terem tirado os pontos.
O plano terapêutico pós-cirúrgico visa a redução da inflamação e da dor e o retorno à atividade do utente. O plano inclui também os aparelhos analgésicos e anti-inflamatórios, a massagem e os exercícios de alongamentos passivos e ativos, assim como os exercícios de mobilidade
Fotos. Departamento de Fisioterapia da AHBPAD ©
Webgrafia:
- Pinheiro, Marcelle; Tua Saúde, “7 Opções para túnel cárpico (remédios, exercícios e mais)”, Junho 2004, disponível em https://www.tuasaude.com/tratamento-para-sindrome-do-tunel-do-carpo/ acesso em 6/7/2024.
- Fisioterapia Oeiras.com , Serviços de Saúde, “Síndrome do Túnel Cárpico”, disponível em https://www.fisioterapiaoeiras.com/servicos/fisioterapia/sindrome-do-tunel-carpico/acesso em 6/7/2024.
- Ferreira, Samuel; FisioVida “Como resolver o síndrome do túnel do carpo com fisioterapia”, 10 Maio 2023, disponível em https://fisiovida.pt/fisioterapia-no-sindrome-do-tunel-carpico-no-porto/ acesso em 6/7/2024.
- CUF, “Síndrome do canal cárpico”, 2004, disponível em https://www.cuf.pt/saude-a-z/sindrome-do-tunel-carpico/ acesso em 6/7/2024.
- Clínica da Mão “Síndrome do Túnel Cárpico”, disponível em https://www.clinicadamao.pt/portfolio/sindrome-do-tunel-carpico/ acesso em 6/7/2024.