Reabilitação Pós-Amputação em Fisioterapia
Reabilitação Pós-Amputação do Membro Inferior - Fase de Protetização
Em seguimento da nossa publicação de Fevereiro, falamos agora da última etapa de reabilitação em Fisioterapia do utente com amputação do membro inferior: a adaptação à prótese.
Quando o utente recebe a prótese, o Protésico e o Fisioterapeuta ensinam como colocar e retirar a prótese, como andar com a prótese colocada e como cuidar da pele do membro residual.
Na Fisioterapia, o utente continua a realizar o seu plano de exercícios de fortalecimento, alongamento, treino de marcha e equilíbrio.
O treino de marcha começa com o uso de um andarilho e o apoio total do Fisioterapeuta; depois evolui para 1 ou 2 canadianas/bengalas, e cada vez com menos apoio do Fisioterapeuta até andar de forma autónoma.
O treino de subir e descer escadas depende da capacidade funcional e segurança do utente.
Nos utentes mais jovens, é possível a corrida e a participação em atividades desportivas.
A evolução da reabilitação de um utente amputado de membro inferior com prótese depende do tipo de amputação, da idade e saúde do utente, da motivação do utente e das suas condições socioeconómicas.
Com a Fisioterapia caminha-se para o regresso às atividades de vida diária do utente, com a melhor qualidade e o máximo de autonomia.
Texto e imagens Fisioterapeuta Carla Crawford ©